segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Papo de poeta entre Cláudio Willer e Edson Bueno de Camargo no DGABC - 09/08/2010

http://www.dgabc.com.br/Columnists/Posts/62/4382/Papo%20de%20poeta.aspx

Literárias

Papo de poeta

09/08/2010

Claudio Willer, importante poeta e ensaísta brasileiro, lança nesta semana o livro Um Obscuro Encanto: Gnose e Poesia Moderna

Claudio Willer, importante poeta e ensaísta brasileiro, lança nesta semana o livro Um Obscuro Encanto: Gnose e Poesia Moderna. A convite da coluna, o também poeta Edson Bueno de Camargo, de Mauá, travou diálogo a respeito da nova obra.
O livro é a tese de doutorado em Letras que Willer apresentou à USP em 2008. É uma versão editada. Examina as doutrinas gnósticas e trata de suas conexões com vários autores. Trechos da conversa:

Camargo: Vivemos hoje um momento em que a sociedade pode chamar de racional, onde aparecem poetas cerebrais, preocupados mais com a forma do que com a carga de significados. Acredita que ainda exista espaço para o misticismo na poesia, ou os poetas xamãs se extinguiram com a recente morte de Roberto Piva?

Willer: De fato, a cena poética é dominada pelo que chamo, ironicamente, de ‘poetas inteligentes'; aqueles que enxergam criação poética como algo da competência exclusiva do ‘cógito' cartesiano. Mas, nos últimos anos, tem aparecido novos poetas, de qualidade, que se expressam preferencialmente no modo não-discursivo. Não por acaso, leitores de Roberto Piva. Serão um capítulo de uma história futura da poesia brasileira.

Camargo: Existem poetas como José Geraldo Neres, de Santo André, com uma poesia complexa, com muitos atributos da natureza. Poderíamos dizer que ele está próximo a uma poesia com características de um misticismo moderno, em um movimento sincrético?

Willer: Neres é exemplar. É paradigmático, pelo modo como representa essa renovação poética. Sincretismo, sim: filosófico e literário. Não é o único. Outros representam essa tendência, você inclusive.

Camargo: O que há no livro da pessoa Claudio Willer? Existem motivos místicos para a escolha do assunto?

Willer: Motivos místicos? Não no sentido de uma adesão a uma doutrina. Sim, se entendidos como equivalentes à valorização da intuição, do conhecimento revelado através da experiência poética. Meus principais motivos foram a curiosidade, querer saber mais, a inquietação. Minha principal contribuição, penso, foi mostrar como esses vínculos com o gnosticismo são diferentes em cada poeta. Poetas não são ideólogos, não são doutrinadores, insisto. Nesse sentido que meu livro pode contribuir, espero, para a leitura da poesia.

LANÇAMENTOS

Willer lança Um Obscuro Encanto (Civilização Brasileira) na quarta-feira, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073, São Paulo).
Já Bueno de Camargo tem dois compromissos. Faz pré-lançamento de seu livro Cabalísticos (Orpheu), no dia 16, às 14h, na Bienal do Livro de São Paulo. No mesmo evento, mas no dia 22, às 19h, o poeta de Mauá participa da noite de autógrafos coletiva de Antologia do I Concurso de Poesia Amigos do Livro - Flipoços de 2010. A Bienal será no Pavilhão de Exposições do Anhembi.SC900,115
E-mail para a coluna: nelsonalbuquerque@dgabc.com.br


Mais de Cláudio Willer e  
Um Obscuro Encanto (Civilização Brasileira):
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2997121.xml&template=3898.dwt&edition=15245&section=1029


http://antenacrista.blogspot.com/2010/08/misticismo-e-literatura-o-fascinio-da.html

http://inventariodn.blogspot.com/2010/08/conversa-sobre-o-novo-livro-de-claudio.html

Nenhum comentário: