domingo, 18 de setembro de 2011

Discutindo o homem - Cenas Literárias

http://www.dgabc.com.br/News/5914187/discutindo-o-homem.aspx

Discutindo o homem

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC



O Encontro de Teatro de Mauá, com início na terça, chega à terceira edição para discutir o papel social humano. Com o tema A Natureza do Homem, a mostra, que vai até dia 25, destaca o debate do papel que representamos em sociedade.

Em paralelo às exibições teatrais, que acontecem tanto no palco quanto na rua, debates, exposição, intervenções artísticas de dança, música e circo tomam espaços públicos da cidade. A programação completa pode ser conferida através do site www.encontrodeteatrodemaua.com.br.

"A discussão é sobre como o homem se coloca frente ao espaço em que convive e de que maneira a natureza se impõe a ele", conta Caio Evangelista, coordenador de Cultura de Mauá.

Completa a agenda o especial Cenas Literárias. Sempre discutindo a mistura de linguagens artísticas, o encontro se atém à literatura nessa edição. Com programação no Museu Barão de Mauá, o projeto traz gente como o dramaturgo Mário Bortolotto, a editora da livraria andreense Alpharrabio, Dalila Teles Veras, e o poeta mauaense Edson Bueno de Camargo para discutir a integração das letras na arte cênica.

Entre os espetáculos teatrais, 31, destacam-se renomados monólogos, como 45 Minutos, com Caco Ciocler, A Casa Amarela, com Gero Camilo, e Horácio e Sonho de Um Homem Ridículo, interpretados por Celso Frateschi.
Mas o mais importante acontecerá pela cidade, com as exibições itinerantes, que tomam bairros afastados e aproximam a população do teatro.
Os grupos da cidade, que se apresentam tanto dentro do teatro como fora, segundo Evangelista, após o encontro, viram florescer a possibilidade de estabelecer projeto artístico em Mauá. "Tivemos uma explosão de grupos que passaram a trabalhar na cidade e alguns, que não estavam na ativa e não viam graça na cena mauaense, a voltar a desenvolver seus projetos aqui. Começamos a ver grupos discutindo e produzindo de acordo com o festival, pensando no mundo, não em si próprios."

O projeto é que a partir dessa edição a discussão e as apresentações englobem cada vez mais as outras cidades da região. "O encontro já é algo consolidado, tem patrocínio e apoio, discutindo a cultura com relação à descentralização, com a proposta de trabalhar sob a ótica da população, não do artista", diz Caio, que planeja integrar a dança à discussão cênica no próximo festival.

Nenhum comentário: