quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012





Escrita na Pele das Coisas 
 (Novos poetas brasileiros)

A poesia brasileira contemporânea apresenta múltiplas tendências de criação estética, como o minimalismo, voltado ao retrato conciso e fragmentário de paisagens, o neobarroco, que busca imagens e sonoridades raras, a poesia coloquial, que incorpora temas e vocábulos da realidade urbana, a poesia eletrônica, que utiliza os recursos da tecnologia, entre várias outras modalidades criativas (sem nos esquecermos das formas tradicionais que ainda são praticadas hoje, como o haikai, o soneto e o romance de cordel). A Curadoria de Literatura e Poesia do Centro Cultural São Paulo apresenta, na edição de fevereiro da Agenda de Programação do CCSP, uma pequena mostra de novos autores brasileiros, representativos do que se faz hoje em nossa cena literária.
Claudio Daniel
Curador de Literatura e Poesia do CCSP


AMIANTO

vulva com dentes
de amianto
a mastigar o câncer de cada dia
fornalha de vitrificar entranhas
azulejos vermelhos
de sangue e água
ao calor que ali espera
guardar ternos
em conforto
de aquários precipitados

Edson Bueno de Camargo, poeta paulista, nascido em 1962. Publicou, entre outros títulos, o livro Cabalísticos (2011). Escreve no blog umalagartadefogo.blogspot.com

 (poema publicado na mini antologia poética Escrita na Pele das Coisas (Novos poetas brasileiros) do CCSP - http://www.centrocultural.sp.gov.br/literatura_miniantologia.asp  )

Nenhum comentário: