terça-feira, 11 de junho de 2013

impressões sobre “a fome ... “ de José Carlos Mendes Brandão



impressões sobre “a fome ... “  de José Carlos Mendes Brandão



Finalmente (os “Correios” andam meio lerdos) chegou aqui em casa “a fome insaciável dos olhos”, o último livro de Edson Bueno de Camargo, que disse que a obra é meio “soturna”...

Comecei a ler, com um prazer que se renova a cada poema com suas imagens concretas, de se pegar nas mãos, sentir a aspereza de sua música. São imagens fortes, que lembram o surrealismo, mas sempre concretas, imagens-coisas. Interessante como o surrealismo se vale de coisas concretas, de coisas, enfim.

No caso do Edson, até com uma certa ingenuidade, que é própria da poesia ligada à terra, à coisas da infância, aos nossos fantasmas interiores. É assim que noto também a preocupação com o tempo, na presença das coisas familiares, quase míticas, de personagens que não se sabe se saídos da imaginação ou de que escaninhos da memória.

Obrigado, Edson, por mais este presente precioso à poesia.



Autor de sete livros de poesia: O Emparedado (1975), Exílio (1983), Presença da Morte (1991), Poemas de Amor (1999), O Silêncio de Deus (2009), Memória da Terra (2010) e O Sangue da Terra (2010).

Nenhum comentário: